COOPERATIVISMO

O que é uma cooperativa?

É uma Sociedade cujo capital é formado pelos associados, não sujeita à falência, e que tem a finalidade de somar esforços para atingir objetivos comuns em benefício de todos.


As cooperativas são associações de pessoas que possuem os mesmos interesses, organizadas economicamente de modo democrático, ou seja, esperam a livre participação de todos e

respeitam os direitos e obrigações de cada membro, prestando serviços sem o intuito de gerar lucro.


Sua constituição inicial, de acordo com a lei 5.764/71, lei que rege as cooperativas, é de no mínimo 7 pessoas físicas.

Qual o objetivo das cooperativas?

As Cooperativas têm como objetivo melhorar a situação financeira de grupos específicos de pessoas e resolver problemas, necessidades e objetivos comuns que não podem ser atendidos isoladamente, ou seja, uma cooperativa serve para ajudar seus associados a oferecer seus serviços e produtos com uma vantagem competitiva maior do que se trabalhassem sozinhos.

Princípios do Cooperativismo

Elaborado pela Aliança Cooperativa Internacional e aprovado em 1937, estes são os 7 princípios do cooperativismo:


1. Adesão livre e voluntária;

2. Controle democrático pelos sócios;

3. Participação econômica dos sócios;

4. Autonomia e independência;

5. Educação, treinamento e informação;

6. Cooperação entre Cooperativas;

7. Preocupação com a comunidade.


Cooperativa de Saúde: Produto Brasileiro

O cooperativismo no setor da saúde no Brasil é referência. E isso não é sem motivos, já que esse tipo de sociedade teve início aqui no país.


 A primeira cooperativa de saúde foi criada na década de 1960, quando um grupo de médicos se reuniu em Santos, São Paulo. Desde então, o modelo se espalhou nacionalmente e internacionalmente.


Atualmente, as cooperativas de saúde estão presentes em 85% do país e respondem por mais de 30% do mercado privado de saúde.


O Brasil é líder das cooperativas globais de saúde, com 250.000 membros em mais de 840 cooperativas. No total, as cooperativas de saúde atendem cerca de 24 milhões de brasileiros.